Jurídico
Assessoria Jurídica
Atendimento gratuito para associados.
Somente com agendamento prévio.
Sexta, das 9h00 às 12h00
As consultas com o advogado do SINDSEL podem ser agendadas pelos telefones:
3702-8447 / 3495-4108 ou 3445-1773.
O agendamento oferece mais comodidade à categoria.
Defesa dos Servidores
O Departamento Jurídico do SINDSEL tem atuado na defesa dos servidores públicos municipais, para defender os direitos diariamente violados pela Administração Pública, razão pela qual efetua atendimentos gratuitos aos servidores públicos municipais de Limeira, participa de diversas audiências judiciais e administrativas, além de atuar em Sindicâncias Administrativas e Processos Disciplinares.
Importante destacar algumas das conquistas judiciais obtidas pelo Departamento Jurídico do SINDSEL:
– Mudança de Nível para o Magistério;
– Redução do Divisor da Jornada de Trabalho de 220h para 200h;
– Conquista da Aposentadoria Especial;
– Anulação de diversas Sindicâncias e Processos Disciplinares, que resultaram em advertência, suspensão e exoneração, por suposta Falta Funcional, ou exoneração no Estágio Probatório;
– Indenização pela Supressão do Horário de Refeição ou Descanso;
– Garantia do correto pagamento do Adicional Noturno;
– Concessão do Adicional de Insalubridade;
– Cobrança dos valores retroativos do Adicional de Insalubridade;
– Conversão dos Vencimentos (URV).
É compromisso do Departamento Jurídico do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira – SINDSEL defender os direitos da categoria, diante dos desmandos promovidos pelos Poderes Executivo e Legislativo.
Denúncias
Encorajados pela postura da direção do SINDSEL, os trabalhadores começaram a denunciar as irregularidades nos locais de trabalho. O sindicato atendeu denúncias relacionadas a assédio moral, a péssimas condições de diversos locais de trabalho, de pessoas de diferentes pisos salariais, setores, faixa etária, entre tantas outras ocorrências. Infelizmente, esta é uma realidade do serviço público municipal, onde os trabalhadores não encontram apoio por parte da Prefeitura até para o enfrentamento de problemas minúsculos. O sindicato acaba sendo a única saída para esse trabalhador cansado fisicamente e desgastado moralmente.
Dentre os locais de trabalhos onde foram constatados mais denúncias, encontra-se o aterro sanitário, o setor de Zoonoses, o cemitério, o pedágio, o zoológico; e dentre as funções encontram-se auxiliares gerais, auxiliares de enfermagem e agentes de trânsito. A entidade buscou fazer um trabalho peculiar de avaliação sobre a posição desumana de muitas chefias.
Frente às denúncias, o SINDSEL, primeiramente, tenta dialogar com o governo municipal, que é o “patrão”, com o intuito de solucionar o problema amigavelmente. Caso a questão não seja resolvida, o SINDSEL apela para a imprensa e para os órgãos competentes, como o Ministério Público do Trabalho. A entidade acompanha todo o processo de denúncia junto aos trabalhadores até seu término.