Na noite do dia 16 /02 às 18h30, o SINDSEL realizou sua 1ª Assembleia Geral da Campanha Salarial 2017, no Salão do Sindicato da Alimentação onde foi aprovada por todos os servidores presentes. Na ocasião, o especialista em Finanças Públicas, Pio Romera, fez uma explanação sobre as finanças da prefeitura e sobre a sustentação do percentual de 18% solicitado. Foi exposta a pauta da Campanha Salarial 2017 onde também poderão ser incrementadas novas reivindicações conforme aprovação dos presentes! O SINDSEL luta pelo reajuste de 18% do salário do Servidor Público! A pauta foi construída ao longo de Assembleias em 2016 e o índice foi desenvolvido de acordo com o orçamento apresentado pelo Município de Limeira.
Foram definidos, incluindo o reajuste de 18%, 33 itens! Dentre os principais estão: garantia do reenquadramento previsto na Lei 745/2015; estender Vale-alimentação para todos os trabalhadores; reajuste do Vale-alimentação de R$297 para R$468,50, que equivale à 1/2 salário mínimo e que esta regra seja transformada em Lei; cumprir o mandato de injunção de 2012, que garante aposentadoria especial aos trabalhadores da Saúde, Segurança Pública, cumprindo assim a Lei Complementar n°760/2016; 30% de risco de morte para os Agentes de Trânsito; Plano odontológico para servidor, conforme já previsto em Acordo Coletivo; alterar de 50% para 100% o valor pago da hora extra; converter em 1% do salário base a marmitex para o trabalhador com escala 12/36; definição do que será feito com a minuta de revisão do Estatuto do Magistério e regulamentar a escala 12/36.
Também consta na pauta a redução de jornada para monitores e trabalhadores da saúde, visto que várias cidades já implementaram essa reivindicação dos servidores.
“É o momento de nos unirmos e fortalecer a luta. Vamos insistir na pauta social e nos benefícios, bem como o vale-alimentação para todo o funcionalismo. A presença de cada servidor público nesta Assembleia foi de extrema importância para a luta pela valorização da categoria”, diz a diretora do SINDSEL, Nicinha Lopes.
A sindicalista ressalta que será necessário discutir o reajuste real pois a Folha e pagamento da Prefeitura só inchou por conta dos altos salários de comissionados. A discrepância de salários entre efetivos e comissionados é alarmante. “Limeira investe pouco em Gastos com Pessoal e há sim espaço para diálogo. O município tem que valorizar quem de fato atende a população!
Na Câmara Municipal, o sindicato também lutará pelos 18%, acrescido de outros itens que consta na próxima página desta edição.
A data base dos trabalhadores do funcionalismo público é 1ª de março.
Vale lembrar que a pauta de reivindicações fica aberta durante o ano de 2017, visto que a Mesa de Negociação é permanente!