
Ninguém é Igual! Respeite as diferenças!
O dia 18 de maio, é o dia Nacional da Luta Antimanicomial. Nessa data, todos os Caps (Centro de Atenção Psicossocial) do Brasil se mobilizam para lembrar os malefícios causados pelos manicômios. Para conhecer mais a fundo o trabalho realizado pelas Caps, a Direção do SINDSEL e a equipe de reportagem foi visitar o Caps Ad de Limeira (Centro de Atenção Psicossocial , Álcool e Drogas)para conversar com os usuários do serviço e com os trabalhadores que ali atuam.
O Caps tem como objetivo um tratamento diferenciado com as pessoas com transtornos mentais, com vícios e patologias psicossociais, diminuindo assim hospitais psiquiátricos e manicômios. A enfermeira Ariana de Souza diz que o trabalho não é apenas com as pessoas que passam pelo tratamento mas também com os familiares que aprendem a lidar com as diferenças. “Recentemente fizemos um passeio com os familiares e os usuários do serviço em Monte Sião, como uma forma de distração, socialização e estreitamento do laço de convivência entre eles” afirma a Ariana.
De acordo com a terapeuta ocupacional Ana Carolina Agapito, a cultura local sobre a a utilização de manicômios ainda é muito forte e para isso algumas ações tem sido realizadas com o intuito de reverter essa visão. “Foi criada a associação ASSORRIR, que tem como objetivo explorar casos de transtornos psicossociais fora da comunidade do Caps, para conversar sobre o assunto e definir ações a respeito”, diz a terapeuta.
Atualmente , o Caps Ad atende aproximadamente 250 pessoas.
Hoje, neste segmento, Limeira possui o Caps Ad, o Caps 2 e o Caps Infantil.
O horário de funcionamento do Caps Ad é de segunda à sexta-feira das 7h às 17h, e os ou dois, das 8h às 17h