SINDSEL participa de Seminário Brasil-Cuba-Limeira
No dia 11 de setembro, o SINDSEL esteve presente no Seminário Brasil Cuba Limeira, realizado no Teatro Nair Bello, em Limeira, localizado na Secretaria da Educação de Limite. O evento contou com a presença de Alexandre Padilha, atual secretário da Saúde de São Paulo e ex-ministro da saúde do 1º governo de Dilma. A programação do seminário foi composta por 4 palestrantes: “Pesquisa e Campo Clínico”, apresentada pela docente e pesquisadora universitária Rosana Onocko Campos; Convênios OPAS e Mais Médicos – Alexandre Padilha; “Saúde em Cuba” , ministrada por um representante do Ministério da Saúde em Cuba; e “Protocolos, avanços e parcerias” realizada pelo Ministério da Saúde do Brasil.
Destaque se dá pela temática discutida pela docente e pesquisadora universitária, Rosana Campos, que abordou a atendimento do serviço público de Saúde, discutindo formas de torna-lo ainda mais eficaz. Rosana ressaltou o fortalecimento do serviço público de saúde como principal ferramenta para a promoção de cidadania e efetiva equidade social. Para a pesquisadora, o serviço público de saúde não se limita apenas a oferecer o atendimento, mas sim de avaliar o contexto num caráter mais humanizado, trabalhando as prevenções com a sociedade.
Padilha por sua vez, durante a palestra falou sobre seu início profissional, os projetos dos quais participou até concluir com a criação do Programa Mais Médicos. Para o ex-ministro, além de preencher a lacuna de vagas para médicos no serviço público, o brasileiro deve valorizar a chegada dos cubanos compreendendo também como uma integração de culturas e troca de experiências
Limeira é a cidade do estado de São Paulo que proporciona a população, mais comporta profissionais do Programa Mais Médicos. São 56 médicos, sendo 51 cubanos e 5 brasileiros.